Às vezes você para e pergunta a si mesmo se está bebendo demais ou se está apenas bebendo socialmente? Será que já passou do limite saudável? Muito é falado sobre beber socialmente, mas poucos realmente param para pensar o que isso significa.

É importante prestar atenção aos seus hábitos relacionados à bebida para ver se eles andam causando problemas para a sua vida ou afetando sua saúde de alguma forma. É necessário se questionar, assim como aqueles ao seu redor, sobre o seu comportamento e atividades com relação às substâncias alcoólicas.

Para esclarecer um pouco mais o assunto, neste texto, discutiremos o que é beber socialmente e quando isso pode evoluir para algo ruim. Então, leia tudo e entenda mais!

Beber socialmente: o que significa?

As pessoas que bebem socialmente não sentem uma grande necessidade de beber, elas apenas decidem consumir algumas doses de álcool em ocasiões específicas, como uma festa, comemoração ou uma saída com amigos.

O bebedor social consegue se sentir muito confortável sem beber por dias, semanas e até meses – mesmo quando está em lugares em que as pessoas ao seu redor estão consumindo bebidas alcoólicas. Ele bebe mais para ter uma boa experiência no momento do que porque precisa do efeito do álcool.

Dificilmente uma pessoa que bebe socialmente ultrapassa os limites e perde a sobriedade, mas isso pode acontecer uma vez ou outra. Mesmo assim, o bebedor social tem noção de que é hora de parar e o seu controle faz com que ele interrompa o consumo sem problemas.

Quando beber socialmente se transforma em dependência alcoólica?

Existem alguns sinais bem claros que demonstram quando o indivíduo parou de beber socialmente e se tornou dependente do álcool:

  • o aumento de tolerância à substância, ou seja, a necessidade de beber doses maiores para sentir seu efeito;
  • o mal-estar e desespero sentidos quando não é possível beber;
  • a falta de controle na hora de conseguir parar o consumo após ter começado;
  • o uso de álcool sempre que possível, entre outros.

Além disso, os familiares e amigos do dependente alcoólico logo reparam na sua mudança de comportamento, porque ele geralmente fica impulsivo, agressivo, isolado, com problemas de relacionamento e no trabalho, entre outros sinais.

O alcoolismo é uma doença grave. De acordo com a OMS, 10% da população brasileira é dependente do álcool (70% homens e 30% mulheres), sendo que o real diagnóstico do problema depende da capacidade do indivíduo de controlar o consumo da substância.

Para o tratamento, é indicado procurar uma clínica de reabilitação. Nela, o dependente tem acesso a profissionais experientes, um ambiente seguro e atividades que buscam a recuperação do paciente para uma vida saudável.

Quem mora em Suzano SP, pode ficar tranquilo, pois o Centro Terapêutico Família do Abraço está pronto para oferecer os melhores tratamentos e a melhor estrutura. Entre em contato e venha nos conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *